sexta-feira, 11 de março de 2011

POSTANDO NOVAMENTE A UNIDADE 2

1 Por que o Imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano?
R.: Em 395 o imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano entre seus
filhos, Acádio e Honório, para facilitar a sua administração. Honório recebeu
a parte do Ocidente, com capital em Roma, e Acádio recebeu a parte do
Oriental, que teve como capital Constantinopla.
2 Apresente os principais aspectos que marcaram a educação Bizantina.
R.: Está presente na educação Bizantina a aceitação do Deus Cristão,
a participação dos rituais religiosos e a aceitação do Imperador como
representante de Deus sobre a Terra. Na educação Bizantina, destaca-se o
ensino superior e a escola monástica, enquanto que sobre os graus inferiores
de ensino se têm pouca informação.
Na educação Bizantina, destaca-se o ensino superior, a Universidade de
Constantinopla, que foi sempre um centro de estudos fecundos e, por assim

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
dizer, a viga mestra da tradição clássica.
A escola monástica era dominada por preocupações espirituais e
principalmente ascéticas. Em princípio, ela permanece fechada, reservada
aos jovens aspirantes à vida religiosa.

TÓPICO 2
1 Quem eram os bárbaros?
R.: Palavra de origem grega, que significa estrangeiros ou povos selvagens.
Para os romanos, eram povos que invadiram o seu território e que não falavam
o latim e o grego e nem seguiam as regras e normas estabelecidas pelo
Império. O principal povo Bárbaro eram os germânicos, que se subdividiam
em: Visigodos; Suevos; Lombardos; Ostrogodos; Anglos e Saxões; Francos;
Burgúndios; Vândalos.
2 Quais as principais contribuições da Escola Monacal para a Educação?
R.: O estudo nos mosteiros ocupava um papel preponderante. São Bento
(480-547), fundador da ordem dos beneditinos, determinou que cada religioso
deveria ter sete horas por dia de trabalho, que poderia ser manual ou literário.
Determinou, também, que cada religioso deveria dedicar de duas a cinco
horas de leitura por dia.
Os mosteiros eram praticamente as únicas instituições de ensino da época.
Eram os únicos centros de pesquisa, as únicas casas editoras para a
multiplicação dos livros, as únicas bibliotecas para a conservação do saber,
onde eram realizadas as cópias dos manuscritos, enfim, os mosteiros
preparavam os únicos sábios e estudiosos da época.
3 Apresente o projeto de desenvolvimento escolar elaborado pelo monge
Alcuíno.
R.: O monge Inglês Alcuíno de York é o diretor da escola instalada no próprio
palácio de Carlos Magno. A partir dali, Alcuíno elaborou um projeto de
desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico, estabelecendo
os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o
literário (gramática, retórica e dialética) e o
(aritmética, geometria, astronomia e música).
4 Apresente as principais características da Educação Patrística?
R.: A Patrística nasceu da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina
contra as heresias. Fundamentou-se no pensamento em Platão e esta visão
permaneceu predominante na filosofia e teologia cristãs até São Tomás de
Aquino (1227-1274).

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
trivium, ou ensinoquadrivium, ou ensino científico 
Agostinho distingue dois tipos de conhecimento: o que advém dos sentidos é
imperfeito, mutável; e o outro, que é o perfeito, conhecimento das essências
imutáveis. Todas estas ideias influenciavam a educação da época.
5 Apresente as principais características da Educação Escolástica.
R.: O nome é derivado da designação dos professores da época, conhecidos
como “
como o pensamento cristão europeu da Idade Média. De maneira geral, os
Escolásticos seguiam um método “constituído de várias etapas: a leitura
(
Para finalizar esta etapa, vale destacar que toda ação pedagógica estava
centrada em Deus e tinha como finalidade principal combater as heresias e
ser instrumento de salvação da alma.
6 Na sua opinião, até que ponto as concepções e ideais surgidos na Idade
Média influíram ou influem na educação atual?
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a).
O tópico pode servir como uma referência para o(a) acadêmico(a) embasar
a opinião pessoal, favorável ou não ao questionamento proposto.

TÓPICO 3
Scholastici”. De um modo geral, podemos definir a Escolásticalectio), o comentário (glosa), as questões (quaestio) e a discussão (disputatio)”.
1 Apresente os principais fatores que levaram ao fim da Idade Média e ao
início da Idade Moderna.
R.: O fim da Idade Média está relacionado com as grandes transformações
que ocorreram, principalmente, a partir do século XIII. Entre os fatores que
levaram o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, destacam-se:
ascensão das monarquias nacionais europeias; fortalecimento da autoridade
do rei; ampliação das culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano;
surgimento e fortalecimento da burguesia; descobrimentos marítimos; a
retomada da cultura greco-romana que tinha se enfraquecido durante o
Período Medieval. Entretanto, o fator principal que levou o fim da Idade
Média foi um forte declínio decorrente das crises econômicas, políticas e
religiosas, o que ocasionou a queda do feudalismo que não atendia mais as
necessidades da época.
2 O que foi o Renascimento?
R.: O Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização
cultural que se desenvolveu na Europa Ocidental nos séculos XV e XVI,

 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
que retorna a cultura greco-romana. O nome Renascimento simboliza a
revitalização do conhecimento e do progresso em contraposição ao da
mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a Idade Média. O
Renascimento é uma nova forma de ver o mundo, o ser humano, as artes, a
política e as ciências. Marca o início dos tempos modernos. Suas principais
características foram: antropocentrismo, humanismo, individualismo,
racionalismo, e experimentalismo.
3 Apresente as principais características do pensamento Medieval e
Moderno.
R.: As principais características do pensamento Medieval e Moderno são:
IDADE MÉDIA IDADE MODERNA
- Teocentrismo: um mundo centrado em Deus. - Antropocentrismo: um mundo centrado
no homem.
- Verdades reveladas: um mundo explicado
na fé.
- Racionalismo: um mundo explicado pelas
operações racionais.
- Coletivismo: um ideal de coletivismo fraternal
da cristandade.
- Individualismo: um mundo marcado pela
individualidade dos homens.
- Geocentrismo: a Terra era o centro do Universo.
- Heliocentrismo: o sol é o centro do Universo.
4 O que foi a Reforma e a Contrarreforma?
R.: A Reforma foi um movimento religioso e político que provocou a separação
da Igreja Protestante da Igreja Católica. Um dos motivos principais da
separação foi a venda de indulgências por parte da Igreja Católica.
A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante
de Martim Lutero, com o objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina
católica contra a ascensão dos Protestantes que estava avançando pela
Europa e conquistando cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas
pela Igreja, pode-se destacar: restabelecimento da Inquisição, a criação de
uma lista de livros proibidos (
Companhia de Jesus etc.
5 Destaque duas ideias que você considera importantes com relação ao
aparecimento dos colégios.
R.: Esta questão é de cunho pessoal do(a) acadêmico(a), sendo que a mesma
deverá ser respondida com base em sua análise, dando liberdade para a
subjetividade e exercício dialético do(a) acadêmico(a). Procure destacar os
seguintes aspectos:
• O aparecimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno
correlatado ao surgimento da nova imagem da infância e da família.
• A fim de proteger as crianças de “más influências”, propôs-se uma
hierarquia diferente, submetendo-as à severa disciplina, inclusive a castigos


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Índex), a fundação de seminários, a criação da
corporais.
• As universidades continuavam decadentes, impermeáveis às novidades.
Em 1452, ao se reestruturar a Universidade de Paris, a Faculdade de
Artes tornou-se propedêutica às outras três (filosofia, medicina e leis),
lançando-se, desse modo, a semente do curso colegial, o que favoreceu
a separação mais nítida dos graus secundário e superior.
6 Apresente os principais aspectos da Educação Jesuítica.
R.: Esta questão será retomada no tópico 1 da Unidade 3 deste Caderno de
Estudos, quando será abordado a Educação Jesuítica no Brasil. Entretanto,
procure destacar os seguintes pontos nesta questão:
• Ignácio de Loyola criou a Companhia de Jesus, conhecida como
“Jesuítas”.
• Os jesuítas desenvolveram as regras codificadas no
se aplicavam nos seguintes cursos:
filosofia e ciência) com duração de 3 anos; e
e ciências sagradas) com duração de 4 anos.
• Os jesuítas mostravam-se bastante exigentes, instauraram uma rígida
disciplina, recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a
memorização e estimulavam à competição entre indivíduos e as classes.

TÓPICO 4
Ratio Studiorum queStudia inferiora (letras humanas eStudia superiora (Tecnologia
1 Caracterize a educação burguesa.
R.: A educação burguesa é fruto das chamadas revoluções burguesas e do
próprio desenvolvimento do capitalismo, ela irá se impor contra a antiga ordem
do Absolutismo Monárquico. Suas principais características eram: educação
ao encargo do estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar;
nacionalismo, isto é, recusa do universalismo jesuítico; ênfase nas línguas
vernáculas, em detrimento do latim; orientação prática, voltada para as
ciências, técnicas e ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente
humanístico.
2 Faça uma síntese do “Emílio de Rousseau”.
R.: Nesta questão, incentive o(a) acadêmico(a) a elaborar um ou dois
parágrafos sobre a leitura complementar deste tópico, no qual já se encontra
na forma de síntese o “Emílio” de Rousseau. Esta questão tem por objetivo
fazer com que o(a) acadêmico(a) leia a leitura complementar e tome
conhecimento de um clássico da literatura sobre a educação.
3 Como deve ser um jardim de infância, segundo Froebel? Você concorda

 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
com esta(s) ideia(s)?
R.: Froebel é um dos mais importantes, senão o maior, de todos os
idealizadores de um sistema educacional para jardins de infância como os
conhecemos atualmente. A resposta deste item pode ser encontrada no
item 3.3 deste tópico, e o restante da questão é de cunho pessoal do(a)
acadêmico(a), respeitando as opiniões.

UNIDADE 2
TÓPICO 1

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