sexta-feira, 4 de março de 2011

Dicas de Redação

A BASE DE UMA BOA REDAÇÃO

Por: Angélica Ribeiro

Você pode escrever um texto de maneira mais simples utilizando técnicas específicas.

1º. Passo: Estudo da tese. Em todas as propostas de redação, o vestibulando recebe uma tese ou uma orientação, que traz com detalhes o que é proposto para a construção da redação. É necessário fazer um estudo dessa proposta, tentando extrair a palavra chave e o tema principal que deve ser trabalhado.


2º. Passo: Introdução Após extrair da orientação sua idéia básica, você irá iniciar o seu primeiro parágrafo. Para isso, faça uma afirmação pessoal em torno do assunto, evidenciando sua opinião sobre a tese. Para se tornar mais simples a introdução do assunto podem ser usadas expressões do tipo “É inadmissível”, “É vergonhoso”, “É inevitável”, “É inaceitável” e assim por diante. Após inserir o assunto, partimos então para a análise da conseqüência imediata causada pelo assunto tratado. Nesse caso, tente relacionar conseqüências de caráter mais social.


3º. Passo: Desenvolvimento O desenvolvimento é elaborado em no máximo três parágrafos. No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto...”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante. Por isso é importante sempre ler jornais e revistas, para que tenha algum assunto para usar como exemplo.


4º. Passo: Conclusão Agora que já foram trabalhados os quatro parágrafos (introdução + desenvolvimento) podemos partir para a conclusão. Concluir um texto é simples e importantíssimo. Se você trabalhou bem o tema e tem bastante informação sobre o assunto, será ainda mais simples. Na conclusão, que é o último parágrafo, tentamos fazer sugestões, citações e uma síntese geral, objetiva, do assunto tratado durante o texto.

32 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá! Tenho 52 anos e vou fazer a redação para pedagogia,poderia por favor me ajudar,vou fazer a redação na quarta,se puder me mandar uma amostra eu agradeço.🙏, Rosângela Sartori.

      Excluir
    2. Ola eu pressiso de uma ajuda sobre. Redaçao para fazer pedagogia

      Excluir
  2. redação pra mim ainda é um bicho de sete cabeças.

    ResponderExcluir
  3. to perdida amanha tenho vestibular e to toda errada pra estudar...

    ResponderExcluir
  4. tenho vestibular amanha e to bem perdida pra estuda

    ResponderExcluir
  5. Tenho vestibular sábado e não sei nem como começo uma redação alguém poderia mim ajudar?

    ResponderExcluir
  6. preciso muito de uma. orientação queria um exemplo de redação amanhã tenho simulado

    ResponderExcluir
  7. Estou estudando para o vestibular de pedagogia e pra mim a redação é um bicho de sete cabeças me ajudem por favor preciso de um modelo de redação pra mim ter uma ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Amei as dicas, amanhã vou fazer uma redação com o título a importância do curso superior na área de pedagogia e estou pedida, preciso se um modelo de redação pra mim ter uma ideia.

      Excluir
  8. Amei as dicas estou muito ansiosa, amanhã vou fazer vestibular,mas acredito que vou mi sair bem ...

    ResponderExcluir
  9. Vou prestar um vestibular e vai cair uma redaçao.eu não sou muito boa eu queria entender mas sobre a redação e queria muito ajuda vestibular de pedagogia

    ResponderExcluir
  10. Eu vou prestar vestibular de pedagogia eu não sou muito boa queria muito entender sobre redação e queria ideias de redação para mim ir treinando me ajudem

    ResponderExcluir
  11. Oie boa tarde eu estou precisando de ajuda amanha quinta feira vou fazer uma prova pra fazer faculdade de pedagogia e naosou boa em redacao queria ideias tem como como me ajudarem???

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde quinta feira vou fazer uma redação para faculdade de pedagogia, não sei nada de redação, poderia me ajudar de alguma forma?

    ResponderExcluir
  13. vou fazer uma redação pra faculdade de pedagogia e estou perdida

    ResponderExcluir
  14. Amanhã tenho um vestibular pra pedagogia esto perdida não sei como fazer

    ResponderExcluir
  15. Ola gostaria de um modelo da redacao de pedagoagia..tem como me manda obgd

    ResponderExcluir