sexta-feira, 6 de maio de 2011

PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO
A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA MODERNA
Embora seja uma ciência jovem, a psicologia teve seus primórdios interligados à própria história da humanidade
Foram os gregos, há mais de dois mil anos, num período anterior à época cristã, que buscaram as primeiras explicações sobre o ser humano
É entre os filósofos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia
Termo psicologia vem do grego
Psyché alma
Logos razão
Epistemologicamente, psicologia significa "estudo da alma"
A alma ou espírito era concebida como parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção
 
Filósofos pré-socráticos: definição da relação do homem com o mundo através da percepção, discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê o mundo que já existe
Havia uma oposição entre os idealistas ( a idéia forma o mundo) e os materialistas ( a matéria que forma o mundo já é dada pela percepção)
É com Sócrates que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência, principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais, postulava que a principal característica humana era a razão
A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade
As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização da filosofia
 
Platão discípulo de Sócrates, procurou definir um "lugar" para a razão no nosso próprio corpo, definiu este lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. A medula seria, portanto, o elemento de ligação da alma com o corpo, este elemento de ligação era necessário porque Platão concebia a alma separada do corpo, quando alguém morria, a matéria desapareceria, mas a alma ficaria livre para ocupar outro corpo
 
Aristóteles, discípulo de Platão foi um dos mais importantes pensadores da história da filosofia, sua contribuição foi inovadora ao postular que a alma e corpo não podem ser dissociados.
Para Aristóteles, a psyché seria o principio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma.Desta forma, os vegetais, os animais e o homem teriam alma.
Esse filósofo chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações. Esse estudo está sistematizado no Da Anima, que pode ser considerado o primeiro tratado em Psicologia
2300 anos antes do advento da Psicologia científica, os gregos já haviam formulado duas "teorias": a platônica, que postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, e a aristotélica, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo
Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre a alma e o corpo. Para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus. E sendo a alma também a sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar também com sua compreensão.
São Tomas de Aquino foi buscar em Aristóteles a distinção entre a essência e existência.
Ao contrário de Aristóteles que considerava o homem, na sua essência, buscava a perfeição através de sua existência, São Tomas de Aquino,introduzindo o ponto de vista religioso afirma que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade. Portanto a busca da perfeição pelo homem seria a busca de Deus
No período do Renascimento ou Renascença, René Descartes, um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância pensante, e que, o corpo, desprovido do espírito , é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo, o que era impensável nos séculos anteriores ( o corpo era considerado sagrado da igreja por ser a sede da alma), e dessa forma possibilita o avanço da Avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir muito para o progresso da própria Psicologia
Em meados do séc. 19 que os problemas e temas da Psicologia, até então estudados exclusivamente pelos filósofos, passam a ser, também, investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia em particular. Os avanços que atingiram também nessa área levaram à formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento , as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema.
 
A Alemanha é o berço da psicologia moderna no final do sec. 19
Seu status de ciência é obtido à medida que se "liberta" da Filosofia, que marcou sua história até aqui.
Novos padrões de conhecimento passam a ;
- definir seu objetivo de estudo ( o comportamento, a vida psíquica, a consciência)
- delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e Fisiologia
- formular métodos de estudo desse objeto
- formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimento da área
Essas teorias devem obedecer aos critérios básicos da metodologia científica, isto é, deve-se buscar a neutralidade do conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comprovação e o conhecimento deve ser cumulativo a servir de ponto de partida para outros experimentos e pesquisa na área
Embora a Psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra rápido crescimento
É ali que surgem as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, as quais deram origem às inumeras teorias que existem atualmente
ABRODAGENS EM PSICOLOGIA
Após o nascimento da psicologia Científica, três abordagens se constituíram. Para Bock, elas sse chamam: estruturalismo, funcionalismo e associacionismo
ESTRUTURALISMO
Denominado estruturalismo a partir do trabalho de Wundt, buscava conhecer a estrutura da mente, para compreender os fenômenos mentais, pela decomposição dos estados de consciência, produzidos pela estimulação ambiental.
Para isso utilizou-se o método da instrospecção, isto é, olhar para dentro
FUNCIONALISMO
É considerado como primeira sistematização americana de conhecimentos em psicologia
Os funcionalistas interessavam mais nas funções da mente do que na sua estrutura.
Baseados nas concepções darwinianas, evolução das espécies com a finalidade de adaptação ao ambiente, os funcionalistas estabeleceram a interação contínua entre o organismo e o seu ambiente como objetivo da psicologia
Funções mentais como: perceber, recordar etc. tem o propósito de ajustar o indivíduo ao meio
A partir do funcionalismo, os problemas práticos e relevantes do ensino das crianças, a medida das diferenças individuais, o efeito do ambiente nas condições de trabalho, etc. ganharam espaço para serem estudados
ASSOCIONISMO
Edward Thorndike foi que formulou a primeira teoria de aprendizagem na Psicologia e teve como preocupação a utilidade deste conhecimento
Para Bock, "...o termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo e associação de ideias para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo" Thorndike também formulou a Lei do Efeito que contribuiu para a Psicologia Comportamentalista
ABORDAGENS ATUAIS DA PSICOLOGIA
BEHAVIORISMO, GESTALT E PSICANÁLISE
Cada uma dessas abordagens sustenta uma teoria e uma técnica que subsidia a prática do psicólogo
BEHAVIORISMO
Criado por John B. Watson, inspirado pelo grande desenvolvimento das ciências naturais, propôs um novo objeto de estudo: o comportamento estritamente observável.
Descartou de seus estudos os fenômenos mentais, as sensações, as imagens ou ideias, as funções mentais e a instropecção como método
Alegava que a fonte de dados sobre o homem era seu comportamento: o que as pessoas faziam e o que diziam. Defendia que apenas o comportamento era objetivo, podendo ser o melhor critério para conclusões realmente científicas
Valorizou os experimentos com animais
Pavlov, russo, desenvolveu um trabalho sobre reflexo condicionado,este estudo foi acolhido pelo behaviorismo,pois possibilitava explicar o comportamento.
Watson utilizou o condicionamento como base para a explicação da aprendizagem, pois mesmo a mais complexa poderia ser atingida através de encadeamento, combinações e generalizações de condicionamentos simples. Atribuiu papel fundamental ao ambiente na formação da personalidade, descredenciando a influência da hereditariedade
GESTALT
Desenvolveu-se na Alemanha
Gestalt " o todo, a estrutura, a forma, a organização. O lema dessa abordagem veio a ser........o todo é mais que a soma das partes"
Os psicólogos da gestalt acreditavam que:
[...] as experiências trazem consigo uma característica de totalidade ou de estrutura. Os estudos dessa abordagem demonstraram que as partes têm que ser vistas em termos de seu lugar, papel e função no todo do qual são partes. O movimento aparente não podia ser compreendido pela simples análise de seus componentes. Esta abordagem surgiu como um protesto contra o estruturalismo, contra a prática de se reduzir experiências complexas a elementos simples
Leitura página 12
PSICANÁLISE
Surgiu através do médico Sigmund Freud, foi no atendimento de pacientes e nos questionamentos que Freud se fazia sobre o que acontecia a estes pacientes que ele desenvolveu uma técnica e, posteriormente uma teoria
Esta abordagem influenciou os rumos da Psicologia e da cultura
Psicanálise tornou tão popular que para o público em geral a Psicologia é identificada com a Psicanálise
Diferente de outras abordagens, a psicanálise não nasceu nos meios acadêmicos, pelo contrário, em suas origens foi duramente criticada pelos representantes da ciência
Objetivo da psicanálise é ajudar as pessoas em sofrimento psíquico
Freud descontente com os métodos empregados, utilizou o método do hipnotismo com seus pacientes, partindo do princípio de que o sofrimento provinha de traumas sexuais, que teriam ocorrido na infância, por sedução de homens mais velhos, mais precisamente os próprios pais
Suas pesquisas demonstraram que o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento sexual possuem uma interligação intima
Freud se deu conta que era um mau hipnotizador, por isso passou a utilizar a livre associação das ideias

7 comentários:

  1. O Desenvolvimento Cognitivo de Piaget

    Jean Piaget tinha uma visão organísmica das crianças, considerando-as seres ativos em crescimento, sua teoria abragente fala sobre o desenvolvimento cognitivo, tendo como início a capacidade inata da criança de se adaptar ao ambiente.Para Piaget "[...] uma criança não é um adulto em miniatura, assim como sua mente não é a mente de um adulto em escala menor". (apud Vygotsky,1999,p.12).
    Piaget divide o desenvolvimento humano en estágios de acordo com o parecimento de novas qualidades do pensamento que por sua vez, interfereno desenvolvimento global.
    Os estágios de desenvolvimento humano de Piaget são:
    *Estágio sensório motor: de 0a 2 anos
    *Estágio pré-operatório: de 2 a 7 anos
    *Estágio de Operações concretas: de 7 a 12 anos
    *Estágio de Operações Formais: de 11 ou 12 em diante.

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  2. ALUNOS:
    CARLOS OTAVIO A. CHAVEIROS
    ANDRÉA PIRES RAMOS
    ELISA MARI B. PAREDES NAKAMURA
    IVONETE BATISTA
    DELAIR GAMARRA P. COSTA
    ARLETE SANDRA S. DA SILVA
    JANAINA SOUZA CAPLI
    LORRAINE DE ARRUDA PERES LIMA
    SUZANA CONCEIÇÃO DE FARIA

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  4. Grupo 3 pagina 58 a 61 ///// Alunas: Liliane- Zilma - Erotildes - Terezinha-Eudenia - Maria Ester Elizabethe - Onilma - Tatiane - Danielle - Glauci - Cristiane/////



    Perspercitiva Etológica (Estudo do comportamento animal) : Surgiu em 1930 através de Konrad Lorenz e Niko Tibergen, para estudar o comportamento das espécies animais, mediante informações em seu ambiente natural. Os etologistas sustentam que cada especie tem uma variedade de comportamento inato (comportamtento próprio) desenvolvidos para aumentar suas chances de sobreviver. Bowbly (1951) foi o “expoente”, ou seja o repreentante ilustre desta perspectiva, interessado noi vinculo entre mae e bebe, ele desaconselhava a separação entre os doi, se não pudesse oferecer um substituto que se igualasse a mae de boa qualidade. A abordagem do comprotamento animal(etologica), é importante nas questoes especificas de desenvolviemnto , como: apego, dominancia e agressividade entre amigos habilidades de resolução de problemas do dia a dia. (Também ligada a teoria da evolução de Darwin)
    Perspectiva contextual: é um ponto de vista que pode ser entendido em seu contexto social, os estudiosos contextualistas, como são chamados os estudiosos dessa abordagem, veem os indivíduos não como uma entidade: (a existencia de um ser), separada que interage com o ambiente, mas, como parte inseparável do ambiente. Temos duas abordagens bioecologica de Bronfenbrenner, e a sociocultural de vigotsky.
    Teoria Bioecologica: o psicologo norte-americano Bronfenbrenner diz que influencias afetam o desenvolviemtno de uma pessoa, assim: todo organismo biologico (que possui vida) desenvolve-se dentro de um meio que prejudica ou favorece o seu crescimento. Para ele o desenvolvimento humano acontece por meio de processos cada vez mais complexos bidirecional (duas direções) entre uma pessoa e o ambiente, ou seja, a pessoa influencia o ambiente, e o ambiente influencia a pessoa, as vezes ser ter conscientcia.
    Processo de abordagem bioecologica:
    Resumo da figura pagina 60
    Microssistema: pessoa interage, faz trocas com outros diretamente (bidirecionalidade)
    Mesossitema: é o sistema de ligação entre dois ambiente dos quais um pessoa faz parte
    Exossitema: sistema de ligação entre dois ou mais ambientes dos quais não contem a pessoa em desenvolvimento
    Macrossistema: é o sistema de padrões culturais que abrange todos os microssistema, mesossitemas, exossitema, e macrossitema.
    Cronossistema (tempo) : é o que mostra os efeitos do tempo nos demais sistemas citados.
    Perspectiva cognitiva: Estuda os procesos de pensamento e comportamento que reflete tais processos. Apresenta influencias das teorias organismicas: teoria de percepção do homem e teoria mecanicista (o homem é uma maquina). Inclui teorias de Piaget cognitivas(ato ou processo de conhecer), aborda processos de informação e teorias de Piaget.
    Abordagem dos processos de informação: Pessoas adquirem , lembram e utilizam informações através de manipulação de simbolos ou imagens mentais, comparando o cerebro ao computador.As impressoes sensorias entram e o comportamento sai.Estudam entre entrada e saida de impressoes o que entra e o que sai via comportamento.
    Teorias Neopiagetianas: Em 1980 psicologos usavam a abordagem de processo de informação. Desenvolveram a teoria de que uma criança se desenvolve melhor cognitivamente (pensamento) ao tornar eficiente seu processos de informações(figuras simbolos etc).
    Abordagem da Neurociencia Cognitiva: Busca a precisão exatidão do funcionamento cognitivo, relacionando-o aos processos que ocorrem no cerebro. Existem informações no cerebro tanto conscientes quanto inconcientes. Pesquisas esclarecem sobre a inteligencia geral ou especializada e sua influencia na aprendizagem formal (conhecimentos adquiridos).

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  5. professora não consegui postar igual dos outros alunos, mas se entrar no clicar nomeu nome Cilmara entra no meu blog depois do perfil clicar em pedagogia ,consegue ver o resumo

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  6. Resumos das páginas: 54 a 58.
    Grupo 2
    Adriana
    Alzeni
    Cristiane
    Denise
    Elizangela
    Eunice
    Fabiane
    Geni
    Roseli
    Verlaine

    Desenvolvimento Psicossocial

    O Psicanalista Erick Erikson (1902-1994) Com sua vasta experiência profissional deu iniciativa e influência da sociedade com o desenvolvimento da personalidade. Para ele, o ciclo vital complementa oito estágios. Com isso,cada estágio obtém uma crise na personalidade.
    Ao falar desta crise, ele relata que de acordo com um cronograma de maturação, elas devem ser resolvidas para que haja satisfação no desenvolvimento do ego, e para ele esta resolução é nada mais que o desenvolvimento de uma virtude ou força a esperança.

    Perspectiva da Aprendizagem

    Os estudiosos desta perspectiva afirmam que o desenvolvimento resulta da aprendizagem. Os teóricos entendem o desenvolvimento como algo contínuo e mudanças quantitativas.

    Behaviorismo

    Para essa teoria, as pessoas aprendem de uma forma que todos os outros. Na qual se forma ligação entre dois fatos. Também para Ivan Pavlov (849-1936), que criou experimento em cães que aprendem salivar quando ouviam uma sineta na hora do almoço, da mesma forma um bebê podemos modelar do modo que desejar. O psicólogo Norte Americano B. F. Skinner 1904-1990)formulou princípios que afirma os mesmos princípios operante com tendência de repetir o que foi reforçada e irá suprimir uma resposta que foi punida.

    Sociocognitiva

    A Sociocognitiva enfatiza que as crianças aprendem comportamento social pela observação e imitação dos modelos. Foi o psicólogo Albert Bandura que desenvolveu os princípios desta teoria.Os teóricos da teoria da aprendizagem social acreditam que uma pessoa atua sobre o ambiente,podendo,até certo ponto,criar o ambiente. Reconhecem a importância da cognição;vêem as resposta cognitivir ás percepções,assim a teoria da aprendizagem social é uma ponte entre a teoria da aprendizagem clássica e a perspectiva cognitivir.
    Aprendizagem por observação ou vicária: Na teoria da aprendizagem social, é a aprendizagem que ocorre observando o comportamento de outras pessoas.

    Perspectiva humanista

    Está teoria dá atenção aos fatores internos tais como sentimentos, valores e esperanças e foi desenvolvida pelos psicólogos Abraham Maslow e Carl Rogers. Maslow construiu uma hierarquia de necessidades que classificam os comportamentos humanos que são: Necessidades fisiológicas
    Necessidades de segurança e protegido
    Necessidades de afiliação e amor
    Necessidade de estimo
    Necessidade de autorrealização

    Perspectiva Etológica

    O objetivo deste estudo é apresentar de maneira didática a perspectiva evolucionária no estudo do comportamento humano. Para isso, apresenta-se a etologia, apontando algumas variações nas perspectivas de estudo da área. A etologia surgiu com o objetivo de estudar os comportamentos inatos nas diversas espécies em ambiente natural.

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  7. A psicologia do desenvolvimento é uma área da Psicologia que se constitui pelo estudo de como as pessoas mudam,bem como,das características que permanecem razoavelmente estáveis durante toda a vida. está presente,de uma forma ou de outra,em cada uma das áreas/atividades que são identificadas nesta resolução. Portanto, essa área contempla uma grande abragência para os profissionais que trabalham com seres humanos e busca compreensão para aspectos de seu desenvolbimento e/ou ciclo vital.
    Ao final do século XIX, diversas tendências importantes estavam preparando o caminho para o estudo científico do desenvolvimento infantil. Os cientistas haviam desvendado o mistério da concepçao e se debatiam sobre "natureza versus esperiências",ou seja, sobre a importância relativa das caracteristicas inatas e das influências externas .
    da Psicologia ensinava que as pessoas podiam entender a si mesmas,aprendendo o que as havia influenciado durante a infância.
    Paul B.Bates(1987) lider no estudo da psicologia desse desenvolvimento,identifica os princípios fundamentais de uma abordagem do desenvolvimento no ciclo vital,os quais servem de estrutura para o seu estudo. São eles:

    *O desenvolvimeto é vitalício: Cada período do tempo de vida é influenciado pelo que aconteceu e irá afetar o que está por vir

    *O desenvolvimento depende de história e contexto: Cada pessoa desenvolve-se dentro de um conjunto específico de circunstâñcias ou condições definidas por tempo e lugar.

    *O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional: O desenvolvimento durante toda a vida envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio.

    * O desenvolvimento é flexível ou Plasticidade:
    significa capacidade de modificação do desempenho. Muitas capacidades, como memória. força e persistência podem ser significativamente aperfeiçoadas com treinamento e prática, mesmo em idade avançada.

    O Desenvolvimento humano é muito complexo e, por isso, seu estudo exige uma parceria entre estudiosos de muitas disciplinas, incluido psiquiatria,sociologia,antropologia,biologia,
    genética,ciencia da familia (estudo das relaçoes familiares), educaçao, historia filosofia e medicina.


    OS teóricos mecanistas veem o desenvolvimento como algo contínuo permitindo a prediçao de comportamentos posteriores a parti de comportamentos ateriores se concetram na mudança quatitativa.
    Os teóricos organismicos enfatizam a mudança qualitativa. Eles veem o desenvolvimento como algo que ocorre em uma série de etapas distintas. diferentes tipos de problemas e desenvolvem diferentes tipos de capacidades. Cada etapa fundamenta-se e prepara o caminho para a seguinte.
    Assim como está surgindo um consenso sobre como a hereditariedade e o ambiente funcionam juntos, muitos cientistas do desenvolvimento estao chegando ao consenso de que a influencia é bidirecional: as pessoas mudam seu mundo mesmo em quanto eles os muda.

    alunos: Pâmela,Renata,fernando......

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