quarta-feira, 13 de abril de 2011

Recado

Srs. Alunos,
Não se esqueçam que dia 15, próxima sexta-feira,  faremos Avaliação Individual sem consulta-Unidade 2.
Bom estudo a todos!

Um comentário:

  1. Grupo 3 pagina 58 a 61 ///// Alunas: Liliane- Zilma - Erotildes - Terezinha-Eudenia - Maria Ester Elizabethe - Onilma - Tatiane - Danielle - Glauci - Cristiane/////
    Perspercitiva Etológica (Estudo do comportamento animal) : Surgiu em 1930 através de Konrad Lorenz e Niko Tibergen, para estudar o comportamento das espécies animais, mediante informações em seu ambiente natural. Os etologistas sustentam que cada especie tem uma variedade de comportamento inato (comportamtento próprio) desenvolvidos para aumentar suas chances de sobreviver. Bowbly (1951) foi o “expoente”, ou seja o repreentante ilustre desta perspectiva, interessado noi vinculo entre mae e bebe, ele desaconselhava a separação entre os doi, se não pudesse oferecer um substituto que se igualasse a mae de boa qualidade. A abordagem do comprotamento animal(etologica), é importante nas questoes especificas de desenvolviemnto , como: apego, dominancia e agressividade entre amigos habilidades de resolução de problemas do dia a dia. (Também ligada a teoria da evolução de Darwin)
    Perspectiva contextual: é um ponto de vista que pode ser entendido em seu contexto social, os estudiosos contextualistas, como são chamados os estudiosos dessa abordagem, veem os indivíduos não como uma entidade: (a existencia de um ser), separada que interage com o ambiente, mas, como parte inseparável do ambiente. Temos duas abordagens bioecologica de Bronfenbrenner, e a sociocultural de vigotsky.
    Teoria Bioecologica: o psicologo norte-americano Bronfenbrenner diz que influencias afetam o desenvolviemtno de uma pessoa, assim: todo organismo biologico (que possui vida) desenvolve-se dentro de um meio que prejudica ou favorece o seu crescimento. Para ele o desenvolvimento humano acontece por meio de processos cada vez mais complexos bidirecional (duas direções) entre uma pessoa e o ambiente, ou seja, a pessoa influencia o ambiente, e o ambiente influencia a pessoa, as vezes ser ter conscientcia.
    Processo de abordagem bioecologica:
    Resumo da figura pagina 60
    Microssistema: pessoa interage, faz trocas com outros diretamente (bidirecionalidade)
    Mesossitema: é o sistema de ligação entre dois ambiente dos quais um pessoa faz parte
    Exossitema: sistema de ligação entre dois ou mais ambientes dos quais não contem a pessoa em desenvolvimento
    Macrossistema: é o sistema de padrões culturais que abrange todos os microssistema, mesossitemas, exossitema, e macrossitema.
    Cronossistema (tempo) : é o que mostra os efeitos do tempo nos demais sistemas citados.
    Perspectiva cognitiva: Estuda os procesos de pensamento e comportamento que reflete tais processos. Apresenta influencias das teorias organismicas: teoria de percepção do homem e teoria mecanicista (o homem é uma maquina). Inclui teorias de Piaget cognitivas(ato ou processo de conhecer), aborda processos de informação e teorias de Piaget.
    Abordagem dos processos de informação: Pessoas adquirem , lembram e utilizam informações através de manipulação de simbolos ou imagens mentais, comparando o cerebro ao computador.As impressoes sensorias entram e o comportamento sai.Estudam entre entrada e saida de impressoes o que entra e o que sai via comportamento.
    Teorias Neopiagetianas: Em 1980 psicologos usavam a abordagem de processo de informação. Desenvolveram a teoria de que uma criança se desenvolve melhor cognitivamente (pensamento) ao tornar eficiente seu processos de informações(figuras simbolos etc).
    Abordagem da Neurociencia Cognitiva: Busca a precisão exatidão do funcionamento cognitivo, relacionando-o aos processos que ocorrem no cerebro. Existem informações no cerebro tanto conscientes quanto inconcientes. Pesquisas esclarecem sobre a inteligencia geral ou especializada e sua influencia na aprendizagem formal (conhecimentos adquiridos).

    ResponderExcluir